segunda-feira, 14 de abril de 2014

Escolhendo o melhor chocolate!!!


Existem vários tipos de chocolate no mercado e, claro, uns mais saudáveis do que outros, e podemos fazer as trocas inteligentes.
O chocolate traz inúmeros benefícios à saúde, e dá p/ consumir sem prejudicar a dieta, mas não é por isso que podemos comer à vontade.
Dentre os benefícios do chocolate, podemos destacar:
1) Aumento da produção do hormônio chamado serotonina, que é responsável pela sensação de bem estar, ajuda a controlar a ansiedade e a depressão.
2) É fonte de carboidratos, aumenta energia e a disposição.
E a palavra chave é... MODERAÇÃO!!

Vamos falar um pouco sobre os tipos de chocolate:
1) Chocolate ao leite - É feito com massa de cacau, manteiga de cacau, leite, leite condensado ou em pó e açúcar. É bem calórico.
2) Chocolate amargo - Possui manteiga de cacau e bastante quantidade de massa de cacau, tem ação antioxidante, oq colabora para a saúde do coração. É bem menos calórico do que o chocolate ao leite.
3) Chocolate branco - Tem grande quantidade de manteiga de cacau, açúcar e leite e não tem massa de cacau. É o mais calórico dos chocolates.
4) Chocolate com oleaginosas (castanhas, nozes, avelã) - Encontramos as oleaginosas em todos os tipos de chocolate e independente do tipo, as oleaginosas são benéficas a saúde. São fontes de vitaminas e minerais, tem ação anti-inflamatória, reduz pressão arterial, LDL e triglicérides, prevenindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Porém são bastante calóricos, sendo assim, seu consumo deve ser moderado.
5) Chocolate trufado - Na trufa é adicionado creme de leite e tem alto teor de gordura, ou seja, mesmo qualquer tipo de chocolate, a trufa, como tem bastante gordura, torna o chocolate bem calórico e não é tão nutritivo.
6) Chocolate crocante - Pode ser de qualquer tipo de chocolate, porém com uma mistura de castanha de caju ou amendoim com açúcar. A castanha e o amendoim são ricos em gorduras insaturadas e vitamina E, são boas fontes de fibras e aumentam a saciedade. O consumo tb deve ser moderado, pois tem bastante caloria.
7) Chocolate de soja - O extrato de soja é 100% vegetal, não contem lactose e gluten. Os chocolates de soja isentos de açúcar também podem ser consumidos por diabéticos. O valor calórico é menor, quando comparamos ao chocolate ao leite e ao diet.
8) Chocolate diet - O principal ingrediente em restrição é o açúcar, porém, contem massa e manteiga de cacau e lactose, é uma opção para diabéticos, porém não é a menos calórica, porque para se manter a consistência do produto, é adicionado mais gordura e com isso o valor calórico, às vezes, é maior do q o chocolate tradicional.
9) Alfarroba - É  uma vagem doce e usado pela indústria em substituição ao cacau, com muita menos gordura, ainda é fonte de minerais, vitaminas e fibras e não contem cafeína. Pode ser consumido por diabéticos por não conter açúcar.

Diante de tantas opções e explicações, vamos escolher oq é melhor para a saúde!


Nenhum comentário:

Postar um comentário