quinta-feira, 24 de abril de 2014

E o colágeno hidrolisado? É bom?


O colágeno é uma importante proteína, produzida pelo próprio organismo, porém essa produção começa a ser reduzida a partir dos 30 anos e o resultado é a pele flácida e cartilagens das articulações mais frágeis e desgastadas.
A alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos ajudam a amenizar os riscos, porém, a sugestão é repor essa perda. Porém, a reposição não vai agir sozinha, a alimentação deve conter alimentos precursores do colágeno e eles estão presentes em proteínas animais, além de alimentos ricos em vitamina C, E ,  folhosos verdes escuros, selênio e zinco.
Uma vida regrada, na medida do possível também ajuda bastante, hábitos saudáveis também, como não fumar, alimentação saudável, praticar exercícios físicos, dormir bem, hidratação, se expor ao sol. Alguns fatores também prejudicam a pele: poluição, stress e genética.
O colágeno hidrolisado, é o mais prontamente absorvido pelo organismo e nesse formato, ele é considerado pela vigilância sanitária, como alimento, não precisando, portanto, de receita médica.
A dose diária recomendada são 10gramas.
O colágeno é uma proteína extraída do osso e da cartilagem do boi e é encontrado nos seguintes formatos: balas, bombons, pó, capsulas, barrinhas de cereal, água aromatizada. Tem muita opção e vai ajudar a perda de peso e amenizar o envelhecimento precoce. O colágeno forma as fibras que dão sustentação a pele e também ajudam a tratar cabelo, unha, ossos e cartilagens, ou seja, o corpo funciona bem por dentro e por fora.
A partir de 30 anos, há uma perda anual de 1% do colágeno, provocando redução da elasticidade e hidratação da pele.
Para quem malha é muito indicado também, porque ele beneficia as articulações.
E a gelatina de caixinha não funciona da mesma maneira, pois não é hidrolisada e não é tanto absorvida pelo organismo. É somente uma boa opção de lanche intermediário ou sobremesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário