quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Interpretação de informação nutricional de rótulos alimentares


As informações nutricionais são de grande valor para o consumidor saber o que realmente está comprando.
Sabendo analisar um rótulo você ganha autonomia para decidir o quer e o que pode levar. Por exemplo, um diabético, um celíaco ou até mesmo quem está se reeducando a comer com saúde, vai decidir, analisando e/ou comparando um produto com outros. Essa é a primeira função do rótulo alimentar, informar!
As informações foram regulamentadas pela Anvisa, que obriga os fabricantes a informar a composição dos produtos.
No rótulo é obrigatório conter prazo de validade, identificação de origem, lote, condições de conservação, instruções de preparo, ingredientes, colesterol, carboidrato, proteína, gordura, gordura saturada, fibras, cálcio, ferro e sódio e o valor calórico do produto.

O importante de ler e entender um rótulo alimentar é saber o que exatamente está consumindo e não olhar somente as calorias, porque não é somente a caloria que dita a saúde.

Vamos começar pelo INGREDIENTES. Eles estão destacados e são descritos em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente listado é oque mais tem no referido alimento e assim por diante. Com isso podemos ter uma idéia se o alimento é saudável ou não.
Oss nutrientes podem estar cadastrados por 100g ou porção. Bastante atenção a isso. A porção é a quantidade média que o alimento deve ser consumido por pessoas sadias. Acho esse ponto controverso, pois uma pessoa é diferente da outra, por vezes o mesmo peso, estaturas diferentes e por aí vai.
Os valores energéticos são descritos em Kcal ou KJ. Como referência os valores energéticos não devem ultrapassar 300/400 Kcal por 100g, por representar um índice bastante elevado.
O %VD, é o percentual de valor diário recomendado em um dieta de 2000 kcal.
Já falando em gordura, devemos optar por gorduras poli e monoinsaturadas do que gorduras saturadas e se o alimento tiver registrado um valor para gordura trans, é melhor evitar.
Dicas importantes:
Prestar muita atenção na quantidade de gordura, sódio e fibras do produto, se você busca qualidade;
Devemos observar o prazo de fabricação também e comprar os fabricados mais recentes e esses produtos ficam bem atras nas prateleiras! Os que foram fabricados anteriormente estão a mão para serem vendidos mais rápido;
Como os ingredientes estão descritos em ordem decrescente, é obrigatório a leitura se você tem alguma restrição ou está de dieta, pois se você procura um produto integral, o primeiro ingrediente da lista, deve ser a farinha de trigo integral e não a farinha branca refinada, como muitos produtos tem e  observar se os açúcares e gordura estão no topo da lista e, claro, evite.

Agora, sabendo interpretar, você vai saber o que mais lhe convêm.
Boa leitura de rótulos!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário