segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Alimentação sem carne, e o aporte protéico?


Reduzir a quantidade de carne vermelha da alimentação faz um bem incrível a saúde, reduz também as causas de morte que mais acontecem no mundo! Doenças cardiovasculares e câncer!
Não é preciso tirar de vez a carne vermelha do cardápio, pra quem não deseja, mas alguns dias na semana sem consumir, já ajuda bastante.

E o aporte proteico?
Quem não deseja consumir carne vermelha, não vai ter nenhuma deficiência de proteína, isso se explica porque as proteínas vegetais possuem todos os aminoácidos essenciais.
Os alimentos que mais possuem proteína são soja, verduras, leguminosas, quinua, ovos, laticínios.
O mais importante é fazer uma alimentação variada, até mesmo para não cair na monotonia alimentar.


  • Um exemplo de alimento que contém bastante proteína é o cogumelo. A mesma quantidade que a carne vermelha. E ainda existe uma variedade que pode ser alternada no consumo semanal. Em 100gr de cogumelo há a mesma quantidade de proteína que em 100gr de carne vermelha!
  • A quinua é um grão que contém alto teor de proteína e pode ser consumida em sucos, no iogurte, cozida.
  • A soja também é um grão com bastante proteína e rica em isoflavona, hormônio que é semelhante ao estrogênio, ela não deve ser consumida em excesso por mulheres, a não ser que estejam na menopausa, aí o consumo pode ser aumentado. Já o broto da soja, chamado edamame, é rico em proteínas e minerais e possui pouca isoflavona, pode ser consumido várias vezes na semana, cru ou cozido no vapor.
  • Os laticínios podem enriquecer a refeição, como no preparo de uma omelete, só é preciso dar preferência a integrais e queijos brancos.
  • As sementes são ricas em proteínas e minerais, protegendo o coração e o organismo, como um todo, de ações inflamatórias. Chia, abóbora, girassol...
  • Os grãos também são excelentes fontes de proteína e consumidos em variados tipos garante o aporte de proteína necessária. Arroz, feijão, lentilha, milho..
  • Os ovos são ótimas opções para o aporte de proteína, apenas atenção ao preparo. o melhor é consumir cozido em 3 a 4 minutos, pois após esse tempo, pode haver saturação das vitaminas.
  • As folhas também são ótimas opções e quanto maior a variedade, maior será o aporte de proteína.


Dá pra comer muito bem sem carne. É pensar na saúde e focar em um presente e  futuro mais saudável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário