terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Planejamento de cardápio e reeducação alimentar


Quando uma pessoa me procura pedindo ajuda para elaboração de um cardápio, a primeira coisa a se fazer é encontrar todos que moram na mesma casa, inclusive a cozinheira, se houver.
Tenho que fazer uma anamnese com todos os envolvidos na alimentação da casa e ter responsabilidade com preferências, individualidades, patologias, aversões, alergias, disponibilidade financeira e rotina da família.
Depois de feita a anamnese, vem a elaboração do cardápio, que inclui refeições para 1 mês, com auxílio nas compras de supermercado e hortifrut, se o cliente preferir e sugestões de receitas para facilitar o trabalho de quem faz a refeição diária.
O número de refeições diárias vai depender da rotina da família, se todos trabalham, se alguém fica em casa a maior parte do tempo. Por isso o cardápio de uma casa nada tem a ver com o de outra casa.
A elaboração de cardápio para a família não tem conexão alguma com reeducação alimentar, e sim e somente com cardápios sem comprometimento, de minha parte, com elaboração de uma dieta. Para fazer uma reeducação alimentar, o processo é outro.

O processo para reeducação alimentar começa a partir da anamnese, uma conversa com o paciente sobre o estado de saúde geral dele, medidas antropométricas, laboratoriais, patologia, alimentação, atividade física, e objetivo da reeducação. Se o paciente me trouxer um exame laboratorial recente, sua reeducação alimentar fica pronta em, no máximo, três dias. Se o paciente for atleta, investigo a possibilidade de uso de suplementos alimentares. Em um mês temos um novo encontro para avaliar a evolução da reeducação alimentar.

Para quem desejar contratar o serviço de planejamento de cardápio ou reeducação alimentar,o contato é:
skype: taty_carvalho
email: tatiana_carvalho@ymail.com
WhatsApp: (21) 98831 5960
www.nutricaoadistancia.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário