sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Nutrição e sono


Um processo de reeducação alimentar é diretamente influenciado por vários fatores, um deles é o sono.
Um sono reparador, que dure a noite inteira, sem interrupções, ajuda muito no processo de reeducação alimentar, inclusive é um fator determinante para o emagrecimento.
O sono profundo e reparador produz certos hormônios. Quando dormimos produzimos menos grelina, o hormônio responsável por aumentar o apetite e aumentamos o hormônio leptina, que nos dá a sensação de saciedade, pronto! Tudo certo! Porém, se o sono não é de qualidade, é exatamente o contrário que acontece, aumenta a fome e diminui a saciedade, e isso não é bom p/ quem quer ou precisa emagrecer.
O esforço de uma mudança na alimentação e hábitos físicos precisam de uma ajuda geral. Não é só deixar de comer glúten, por exemplo.
A reeducação alimentar é um complexo conjunto de muitas variáveis. Um deles é a qualidade do sono!
É claro que devemos levar em consideração a individualidade bioquímica e analisar caso a caso, porque existem vários tipos de dormidores. Pessoas que dormem pouco e se dizem refeitas do cansaço do dia a dia, pessoas que dormem muito e queriam dormir mais, e pessoas que sofrem de insônia!

Com isso posto, aqui vão algumas dicas para auxiliar no processo do sono e, logo, auxiliar a reeducação alimentar:
Só deite na cama quando tiver sono e for dormir;
É muito interessante a prática de alguma atividade de relaxamento antes de dormir. Se ler relaxa, ótimo, leia!
Não dá pra dormir com luz acesa, é preciso apagar tudo, senão não acontece a produção do hormônio melatonina, que é responsável pela qualidade do sono;
Evite comer na hora de dormir. A ceia precisa ser feita com certa antecedência e dê preferência a alimentos integrais e de baixo índice glicêmico, evite cafeína e álcool. O álcool aumenta o hormônio cortisol, que diminui a produção de serotonina.
É preciso pensar e agir para o nosso próprio benefício.
Bom mesmo é um chá a noite, que não tenha cafeína e bom sono!

Nenhum comentário:

Postar um comentário