quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Propriedades e funções da Biomassa de banana verde - alimento funcional



A biomassa de banana verde é uma preparação que se faz com a fruta ainda verde e pode ser acrescentada em receitas como bolo, vitamina, pães, biscoitos.
Benefícios da biomassa - Fonte de vitaminas e minerais; É rica em fibra, promove a saciedade e assim auxilia em tratamento de obesidade; Reduz absorção de gordura e glicose da dieta; Em preparações, ela pode substituir o leite condensado, pois atua como um espessante;  Melhora o funcionamento do intestino e sistema imunológico; A biomassa não tem contraindicações, pode ser consumida por crianças, adolescentes, adultos, idosos. Deve ser administrada na medida de 2 à 4 colheres de sopa ao dia.

A biomassa de banana verde é considerada um alimento funcional, pois quando a banana é cozida, ainda verde, possui um alto índice de amido resistente, que tem ação semelhante a fibra, não sendo digerido, logo não sendo também absorvido.
No intestino é utilizado por bactérias como fonte de energia, mantendo a integridade da mucosa.
A biomassa ajuda o funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de diarréia, constipação, prevenção de doenças como o câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes. E ainda é rica em vitaminas e minerais.

A biomassa pode ser encontrada prontinha em lojas de produtos naturais, na forma de biomassa e farinha, e não contém glúten! Porém, se alguém quiser se aventurar na cozinha, segue a receita para fazer a biomassa:

Vamos usar 10 bananas nanicas verdes. Corte as pontas das bananas, sem deixar aparecer a polpa. Lavar cada uma com casca, usando esponja, água e sabão e enxaguar bem. Ferver água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão, colocar as bananas com casca. Tampe a panela e espere 8min. a partir do início da pressão. Desligue e espere o vapor secar, cerca de 20min. E as bananas vão cozinhando.
Tire as cascas da banana aos poucos e coloque diretamente no processador ou liquidificador. A polpa deve estar quente ainda. Triturar até a polpa ficar homogênea, adicionando água suficiente para virar um creme.
Está pronta para uso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário