terça-feira, 1 de julho de 2014

Açúcar ou adoçante? Aprenda qual é o mais saudável.



Muitas pessoas consideram os adoçantes como alternativa saudável para a perda de peso. Será que o adoçante é tão saudável assim??
O adoçante é um produto composto de edulcorantes, substâncias que tem alta capacidade de adoçar, muito mais que o açúcar e  são divididos em dois grupos: Artificiais e naturais.
Artificiais: Aspartame, sucralose, sacarina, ciclamato.
Naturais: Steviosideo e frutose. Somente a frutose tem calorias.

Os adoçantes são indicados para pacientes com restrição ou proibição de consumo de açúcar, como hipertrigliceridemia e diabetes, porém, atualmente, muitas pessoas usam os adoçantes, pensando em emagrecimento e/ou manutenção do peso. Hoje em dia já se sabe que o uso constante e em quantidades elevadas, pode funcionar como agravante para diversas doenças. 

Os adoçantes artificiais, como o próprio nome diz, foram criados em laboratório, dessa forma, nosso organismo não foi projetado para metabolizá-los, fazendo com que essas substâncias se acumulem em nossas células e promovam inflamações constantes. 

Falando em açúcar branco refinado, o consumo excessivo está relacionado com hiperatividade, inflamações, acne, lipogênese (acúmulo de gordura corporal) e risco de desenvolvimento de diabetes mellitus. 

Dicas  muito importantes: 
1) Corte o açúcar branco da dieta, ele vicia. 
2) Use açúcar mascavo, demerara ou de coco, que têm calorias sim, porém, contêm também sais minerais, não são calorias vazias como o açúcar branco. 
3) Tente aproveitar o sabor natural dos alimentos, perdendo o vicio por alimentos muito doces. Seu paladar ficará muito melhor.

Caso seja diabético, procure utilizar sempre os adoçantes à base de steviosídeo, em quantidade moderada, sempre preferindo o sabor natural dos alimentos. Porém, também pode fazer uso de açúcares mascavo, demerara ou coco.

Açúcar Demerara

Açúcar mascavo

Açúcar de coco



Nenhum comentário:

Postar um comentário