sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Alimentação sem glúten - A dieta da moda...



Imagem:
alimentacaosemdogmas
O glúten é uma proteína derivada de mistura de proteínas que estão 
disponíveis em sementes de vários cereais, como por exemplo o trigo, centeio, cevada, aveia; sendo o trigo a principal fonte.
O glúten é usado para dar a farinha, a propriedade elástica. Sendo, claro, usado para a fabricação de pães, massas, biscoitos.
Atualmente existem muitos relatos de pessoas intolerantes ao glúten, isso acontece por uma desordem do sistema imunológico, ocasionando danos a mucosa do intestino delgado; a exclusão do glúten da alimentação é a primeira providência a ser feita. A doença celíaca é crônica e o tratamento é feito ao longo da vida do paciente. 
O glúten está relacionado com a obesidade. Essa proteína está presente em muitos carboidratos, com muitas calorias e essa redução na dieta, implica diretamente em redução também de calorias e consequentemente no peso.
Enfim uma dieta sem glúten faz com que o paciente, mesmo sem ser celíaco, perca peso e é uma dieta bastante saudável.
O glúten pode provocar um processo inflamatório no organismo (existem pesquisas esclarecendo) e como consequência o acúmulo de peso e também ocorrência de depressão, dores de cabeça, dores abdominais. A retirada total do glúten da dieta, promove uma resposta imediata, a pessoa sente que "desinchou", pois seu intestino vai trabalhar melhor. O emagrecimento é consequência, isso porque retira-se da dieta pães, massas, doces e farinhas. Para os não celíacos a retirada do glúten pode ser total por um período, já que a proteína não é uma ameaça a saúde ou pode durar pra sempre, pois não vai fazer falta na alimentação.
Oque comer então?
As farinhas que estão presentes em pães, massas, serão substituídas por outro tipo de farinha, como a de arroz, integral sem glúten, entre outras. Os pães do café da manhã também podem ser substituídos por tapioca, batata doce.
Acredito que a meta de uma reeducação alimentar seja a qualidade de vida e sentindo os resultados de uma dieta sem glúten, os pacientes se animam e focam na dieta e não querem voltar a comer a proteína. O resultado é um bem estar geral e o ótimo funcionamento do organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário