segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Nutrição funcional - individualidade bioquímica!


A Nutrição Funcional respeita a individualidade bioquímica de cada um.

Explicando:
A Nutrição Funcional é um conceito recente no Brasil, mas com estudos e pesquisas já feitos na Europa e Estados Unidos, que tem como objetivo enxergar cada pessoa, como um organismo único, com suas necessidades individuais. Não é uma nutrição generalizada, uma alimentação para todos e sim uma alimentação para cada um.
Cada pessoa tem necessidades diferentes uma da outra, e com isso a nutrição funcional estuda o que realmente cada um precisa para o organismo estar em equilíbrio em processos nutricionais e metabólicos.
A nutrição funcional procura conhecer cada paciente profundamente, para desenvolver a alimentação mais adequada para cada um, isso inclui crises de enxaqueca, problemas ginecológicos e até doenças crônicas.
A nutrição funcional vai além da nutrição tradicional, aonde dietas com contagem de calorias, ficaram p/ trás e conhecendo o paciente individualmente, a nutricionista sabe que nutriente está em carência ou excesso e corrigir isso a tempo de (possivelmente) evitar futuras doenças.
Muitas doenças podem surgir de desequilíbrios nutricionais, afetando o sistema imunológico.

Entre muito benefícios, podemos destacar uma melhora comprovada em situações pré e pós operatórias, em estética e em atividades esportivas.

Os atletas profissionais e até mesmo os praticantes de atividade física estão permanentemente querendo e precisando melhorar suas performances, prevenir lesões e fazer uma rápida recuperação muscular e a nutrição funcional se encaixa perfeitamente para esse segmento.
Ora, se a nutrição funcional se aprofunda individualmente em conhecer e saber de cada indivíduo, logo o nutricionista vai saber sobre carências e excessos na alimentação de cada um, e com isso implementar, suplementar e/ou retirar tudo o que não estiver de acordo para a melhora do atleta, é claro que levando em consideração rotina e treinos.

O nutricionista conta com  exames laboratoriais, mas também com um questionário com muitas perguntas, como por exemplo sobre seu intestino (o seu funcionamento), sobre o sono, sobre a sua genética... são informações importantes que vão colaborar para uma boa alimentação individual.
Algumas restrições são consideradas na dieta, claro, para algumas pessoas, como a retirada do glúten, leite e derivados, isso ocorre pq esses alimentos ocasionam inflamações no organismo, e podem levar a insônia, mau funcionamento do intestino, aumento de peso.

Afinal a Nutrição Funcional gera um bem estar e qualidade de vida INDIVIDUAL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário