quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Trocas inteligentes e saudáveis


Já parou e prestou bastante atenção no que você come o dia inteiro? Já fez um diário alimentar?
Pois bem, garanto que seria bem interessante fazê-lo. A partir deste "recordatório", podemos fazer trocas de alimentos, incluir outros tantos, e claro, excluir alguns também!
O primeiro passo para a elaboração de uma alimentação, pela nutricionista, é uma conversa, chama-se anamnese, para saber sobre os hábitos do seu paciente, com isso ela já consegue identificar oque poderá alterar na dieta do mesmo e com um recordatório, fica mais fácil saber aonde estão os erros da alimentação.
Fica então combinado 6 refeições diárias e não podemos esquecer da hidratação, ainda mais no nosso País, um lugar bem quente quase o ano todo.
As seis refeições diárias são necessárias, inclusive e principalmente para quem precisa emagrecer. O paciente vai fazer refeições pequenas e com isso não vai deixar o estômago vazio, ou seja, não vai sentir tanta fome na hora de comer de novo.
Em relação a trocas, os alimentos integrais são bem vindos. Já é um ponto a favor. Os integrais tem um alto índice de carboidratos complexos e fibras, além de vitaminas e minerais e baixo teor de gordura, com isso, o paciente ganha em redução do colesterol, maior saciedade, menor pico de insulina, sendo indicado inclusive para diabéticos e um bom funcionamento intestinal.
Frutas de uma maneira geral in natura. Com a fruta em seu estado cru, aproveita-se todas as vitaminas, nutrientes, fibras e sais minerais. Quando puder, consuma desta maneira.
Saladas no almoço e jantar! Sim, sempre! Lavar bem as folhas, legumes e verduras crus, ou cozidos no vapor, preserva mais seus nutrientes, vitaminas e sais minerais. É um aproveitamento total dos benefícios dos legumes, verduras e frutas.
Carnes magras também são melhores que a carne vermelha. O colesterol que o diga! A carne vermelha concentra gordura e com isso um aumento das taxas de colesterol do sangue, e sua digestão é bem lenta, podendo causar inchaço. Não é que devemos excluí-la, para quem gosta, pode consumir, mas é necessário fazer uma redução do consumo, pois devemos optar por peixes e frango.
É claro que uma alimentação é orientada por um nutricionista de maneira individual, por isso é necessária a marcação de uma consulta, para ter segurança que estamos fazendo o correto. E mexa-se! Uma atividade física, bem orientada, por um profissional da área, é fundamental para a manutenção da saúde!
Nosso corpo é um bem que devemos cuidar!

Imagem: mulheresquecomandam

Nenhum comentário:

Postar um comentário